ATANASIANOS
Teologia Fundamental
A teologia fundamental se preocupa e toca a três espécies de pressupostos: a realidade da fé, a natureza da experiência humana e o papel da razão. Os teólogos fundamentais fazem a sua obra à luz da fé cristã, reconhecendo realisticamente que pertencem a uma comunidade de fiéis, e que partilham das suas experiências de fé. Este reconhecimento explícito de sua fé em Deus que ressuscitou Jesus dos mortos separa os teólogos fundamentais dos filósofos da religião e dos apologetas.
A revelação divina que chegou ao seu ápice na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e foi transmitida pela tradição da Igreja e pelas Escrituras, fornece a premissa, impulso e material para a teologia fundamental, como para todo argumento teológico. Aceitando a sua fé pessoal, o teólogo passa a refletir as condições básicas que tornam possível a experiência da fé.
Chegamos aqui ao segundo pressuposto da teologia fundamental: as experiências humanas das pessoas e do mundo nas quais e pelas quais ocorre a revelação divina. Se a teologia fundamental presume a fé humana que responde à revelação divina, logicamente pressupõe também a existência dessas condições na experiência humana, que
fazem homens e mulheres se abrirem à revelação, seja qual for a forma que toma e quando venha.
A terceira suposição maior da teologia fundamental é que a razão crítica pode efetivamente funcionar para esclarecer sistematicamente a fé, a experiência humana e sua relação mútua. A teologia fundamental pressupõe os poderes da razão e concorda que, sem destruir ou excluir a fé, eles podem prover um entendimento “científico” que verdadeiramente ilumina e expressa a fé.
À base destes três pressupostos, a teologia fundamental tem uma dupla tarefa: refletir metodicamente sobre a fonte do conhecimento teológico na revelação divina relatada na tradição e nas Escrituras e chamar a atenção para o modo como a experiência humana está aberta para receber essa revelação.
Em breve disponibilizaremos material de estudo para download gratuito