Etimologicamente
Advento, vem do latim adventus: vinda, chegada. O verbo é advenire: chegar a. Também pode ter o sentido de criação, por exemplo: o advento do cristianismo, da internet, do celular etc.
Histórico
O Advento é típico do Ocidente.
Vem desde o séc. IV: aprovado no Sínodo de Saragoça, com um período de três semanas de preparação para a epifania (Península Ibérica). Também na Gália, o bispo Perpétuo de Tours instituiu setenta semanas de preparação para o Natal. Em Roma, passa a ser celebrado no final do séc. V.
Estrutura
Quatro domingos
Dois períodos: o primeiro (aspecto escatológico) vai do 1º domingo até o dia 16 de dezembro; o segundo (preparação para o natal) vai do dia 17 ao dia 24 da noite do natal.
Marcado por três figuras: Isaías (a voz da esperança messiânica); João Batista (quem melhor encarna a expectativa da chegada do messias: missão de preparar o caminho do Senhor e oferecer a Israel o “conhecimento da salvação”; A Virgem Maria (protótipo da humanidade redimida, fruto mais excelso da vinda do Redentor e Aquele pela qual Deus nos deu as primícias da Igreja, esposa de Cristo sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza.
Obs.: O Tempo do Advento não é o tempo mariano, tem a cooperação da Virgem Santíssima, manifestada, de modo especial na solenidade da Imaculada Conceição de Maria, festa que não se coloca como um parêntese, mas como parte constitutiva da concretização das promessas do Antigo Testamento e da entrada do Verbo Eterno na história da humanidade.
Teologia
O Advento tem um duplo sentido: escatológico e natalício.
Tem uma dimensão histórico-sacramental da salvação (história da salvação): O Deus do advento é o Deus da história; o Deus que veio para a salvação do homem.
Outra dimensão é a escatológica: Deus nos reservou para a salvação: herança que se revelará no fim, a história é o lugar da realização das promessas de Deus e está voltada para o dia do Senhor, a Igreja vive a tensão do JÁ e do AINDA NÃO.
Espiritualidade - tempo de espera
Vigilância
Conversão
Oração
Pastoral
Conduzir o povo à esperança de salvação
Fortalecer o compromisso com a redenção da história
Impulsionar o compromisso da finalidade de tornar mais humana a vida terrena.
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