ATANASIANOS
Carta aos Efésios
Teria sido escrito pelo apóstolo Paulo em Roma como uma carta aos cristãos da cidade frígia de Éfeso. Não foi elaborada no árduo "trabalho de bigorna" da controvérsia doutrinária ou dos problemas pastorais (como muitas revelações divinas, brotando da vida de oração de Paulo). Ele escreveu a carta quando estava prisioneiro por amor ao Cristo (Epístola aos Efésios, capítulo 3, versículo 1; capítulo 4, versículo 1; capítulo 6, versículo 20), provavelmente em Roma.
Por isso, é conhecida como uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão". As outras três são Colossenses, Filipenses e Filemom. A Epístola aos Efésios tem muita afinidade com a Epístola aos Colossenses, e talvez tenha sido escrita logo após esta. As duas cartas podem ter sido levadas simultaneamente ao seu destino por um cooperador de Paulo, chamado Tíquico (Epístola aos Efésios, capítulo 6, versículo 21; Epístola aos Colossenses, capítulo 4, versículo 7).
É crença geral que Paulo escreveu a Carta aos Efésios também para outras igrejas da região, e não apenas a Éfeso. Possivelmente, ele a escreveu como carta circular às igrejas de toda a província da Ásia. Muitos creem que a carta aos Efésios é a mesma carta aos
Laodicenses, mencionada por Paulo na Epístola aos Colossenses, no capítulo 4, no versículo 16.