ATANASIANOS
Cartas aos Coríntios
Duas cartas canônicas inspiradas, escritas pelo apóstolo Paulo aos cristãos na Grécia, durante o primeiro século dC. As cartas ocupam respectivamente o sétimo e o oitavo lugar na maioria das versões em português das Escrituras Gregas Cristãs. Paulo identifica-se como escritor de ambas as cartas, dirigindo a Primeira aos Coríntios “à Igreja de Deus que está em Corinto”, e a Segunda aos Coríntios “à Igreja de Deus que está em Corinto, junto com todos os santos que estão em toda a Acaia”. 1Co 1:1, 2; 2Co 1:1.
Que Paulo realmente escreveu Primeira e Segunda Coríntios não pode ser seriamente questionado. Além do testemunho do próprio apóstolo, a autenticidade e a aceitação geral de ambas as cartas são atestadas por testemunho externo. As duas cartas são atribuídas a Paulo e citadas por escritores do primeiro ao terceiro séculos.
Também, o que se conhece por “O Cânon de Atanásio” (367 dC) alista, entre “quatorze cartas de Paulo, o apóstolo”, “duas aos coríntios”. Esta lista é o primeiro exemplo do catálogo de livros das Escrituras Gregas Cristãs como os temos hoje, antecedendo em 30 anos a lista publicada pelo Concílio, ou Sínodo, de Cartago, África, em 397 dC.